Um Evento Cultural e Literário Incontornável
Ciclo Foz Literária

O Ciclo Foz Literária é um conjunto de Conferências, Tertúlias e Exposições que decorre no Forte de São João Batista da Foz do Douro sobre os autores da nossa literatura que "viveram” a Foz, na sua realidade ou através das suas obras. Assim, uma vez por mês, será apresentada uma conferência sobre um autor diferente, podendo ser acompanhada por exposições, saraus ou outras atividades e também por Roteiros Literários.







4.ª SESSÃO | 25 DE FEVEREIRO DE 2015
Vasco Graça Moura e a Foz


«As réstias do sol morrendo
por sobre os renques de espuma
nos mirantes da foz velha
e no granito das ruas»


«Acompanhado por um "silêncio amigável que escorregava ao longo dos muros dos jardins e das paredes das casas térreas", o Poeta regista o "emaranhado de ruelas estreitas e calçadas íngremes", onde "o espaço da Foz Velha se ia desenvencilhando, para deslizar de Sobreiras até ao Passeio Alegre e se pôr a acompanhar o rio", numa Viagem por onde andou de palavra em palavra, de poema em poema, toda a sua vida, por nós agora celebrada.

Evocado por quem sabe da sua Obra e da sua Vida, e apresentado na sua especial relação com o espaço que o viu nascer, Vasco Graça Moura veio novamente dizer-nos do que também foi seu cuidado permanente pelo reviver dos lugares onde andamos, vivemos e de onde um dia, certamente, partiremos para a exaltação.»

Dr. José Valle de Figueiredo



Oradores:
Isabel Ponce Leão
Dália Dias
José Valle de Figueiredo
Manuel Costa Lobo, familiar e amigo do Poeta
Com a colaboração de Francisco Mesquita Guimarães
Houve também uma exposição Biobibliográfica e Iconográfica
.







3.ª SESSÃO | 21 DE JANEIRO DE 2015
Evocação do Padre Luís Cabral por Manuel de Novaes Cabral


«A antiga e emblemática Rua Central da Foz tem hoje o nome do Padre Luís Cabral, que aí nasceu, em 1 de outubro de 1866, e que viria a notabilizar-se como escritor, pregador ("considerado no Brasil e em Portugal o maior Orador Sacro da época", segundo testemunho de um grande intelectual brasileiro), pedagogo, filólogo, dramaturgo, historiador, tendo ficado para a História Literária como o descobridor da vocação de Jorge Amado para escritor. Viria a falecer na Baía, em 28 de janeiro de 1939. No próximo dia 21 deste mês, às 18h30, no Castelo de S. João da Foz, a vida e obra de tão grande personalidade vão ser evocadas pelo ensaísta e publicista Dr. Manuel de Novaes Cabral, seu sobrinho bisneto. A conferência realiza-se no âmbito do Programa FOZ LITERÁRIA, que a União de Freguesias das Aldoar, Foz e Nevogilde está a promover com a colaboração de várias entidades.»

Dr. José Valle de Figueiredo









2.ª SESSÃO | 10 DE DEZEMBRO DE 2014
Passar pelo Porto e pela Foz é passar por Magalhães Bastos

«Pouco ou nada poderá escrever-se sobre o Porto ou a Foz sem recorrer a Artur de Magalhães Basto, ao que escreveu ou aos manuscritos que pôs a falar, com sabedoria, enlevo ou generosa cumplicidade.

Para sabermos mais de nós, aprofundar mais o que temos para escrutinar sobre a nossa História ou sobre as estórias que enredaram o nosso destino, é a Magalhães Basto (1894-1960) que temos de acorrer.

Passando agora cento e vinte anos do seu nascimento, nada mais justo e pertinente do que trazer até nós a memória da sua Vida e da sua Obra, invocando os trabalhos e os dias que nos deram grandeza e alma, perfilaram o nosso passado, garantiram o nosso presente e asseguraram o nosso futuro.



Virão até nós, testemunhos gratos e sabedores, prestados por quem conviveu com a sua Obra, prosseguiu a sua Herança, garantiu que a História continuasse a falar através do que descobriu: Investigadores, Familiares e Amigos.»

Dr. José Valle de Figueiredo

Evocação de Magalhães Basto nos 120 anos do seu nascimento

Helder Pacheco
Germano Silva
José Valle de Figueiredo
Carlos Furtado

Recordação da relação de Almeida Garrett com o Porto nos 160 anos da sua morte.







1.ª SESSÃO | CONFERÊNCIA «A FOZ LITERÁRIA»
21 DE NOVEMBRO DE 2014

"Muitos foram os escritores que tiveram a Foz como motivo ou referência. Alguns houve, também, que tiveram o aro da Foz como lugar de nascimento, vivência e frequência. Recuperar a sua memória e estabelecer a geografia dos lugares onde nasceram, viveram ou frequentaram, é propósito do … que se apresenta.”

Dr. José Valle de Figueiredo

    


  
 
NOTÍCIAS
28 DE ABRIL DE 2015 | UFAFDN
CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
 
Por diversos motivos, como a realização de eventos, a melhoria das condições de circulação, a realização de cargas e descargas, a execução de obras de infraestruturas ou de trabalhos de manutenção, e por razões de segurança, torna-se necessário efetuar algumas alterações à circulação de trânsito, conforme sinalização a estabelecer nos locais. Consulte as informações disponíveis e as plantas dos locais, planeando as suas deslocações e estacionamentos.
15 DE FEVEREIRO DE 2015 | PORTUGAL 2020
CANDIDATURA CONJUNTA AO DLBC
 
Foi submetida com sucesso a candidatura conjunta da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos para a implementação do instrumento designado por Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). A submissão desta candidatura é o culminar da união de vários esforços e instituições locais.
18 DE JUNHO DE 2015 | PROCEDIMENTO CONCURSAL
PROCEDIMENTO CONCURSAL
 
Procedimento concursal comum, para a constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para o preenchimento de dois postos de trabalho na carreira e ou categoria de Assistente Operacional.
1 DE SETEMBRO DE 2015 | LISTA DE COLOCADOS
Lista de resultados
 
Procedimento Concursal Comum para a Constituição da Relação Jurídica de Emprego Público por Tempo Indeterminado para dois Postos de Trabalho, na Carreira e Categoria de Assistente Operacional (Coveiro) – Aviso nº 6832/2015, publicado no Diário da República 2ª Série, Nº 117 de 18 de junho de 2015.
ASSOCIAÇÃO UNIFICAR – NOVO SERVIÇO À COMUNIDADE
 
A partir de outubro, a Associação UNIFICAR terá disponível um Gabinete de Apoio Psicossocial. Haverá consultas de psicologia (consultas a preços sociais) e a previsão de abertura de novos serviços em breve. As marcações e pedidos de informação podem ser feitas para o email da Associação Unificar (geral@unificar.pt) ou telemóvel (919 404 990 ou 917 887 467).
Novos Horários
 
Informamos que a partir do dia 11 de Janeiro de 2016 os horários de funcionamento da União de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde são os seguintes: -Sede (Serviços Gerais): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 13horas e das 14horas às 17 horas; -Polo da Foz (Secretaria Cemiterial): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 13horas e das 14horas às 17 horas; - Espaço do Cidadão no Mercado da Foz (Serviços administrativos): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 17 horas (sem interrupção).
CONSULTAS FINANCEIRAS GRATUITAS EM ALDOAR (9h - 12h30) E FOZ DO DOURO (14h - 17h)
 
A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde presta, através do serviço da Associação Ipsum Home, consultas financeiras gratuitas, no sentido de ajudar particulares, famílias, micro e pequenas empresas a encontrarem soluções para as suas dificuldades.