Uma Mensagem de Esperança e Compromisso
Caros concidadãos,
Em Outubro de 2013, vivemos um momento de grande transformação, que foi a União das nossas freguesias, Aldoar. Foz do Douro e Nevogilde, numa só entidade.
Esta desafiadora fusão, tornou-se um marco de progresso e desenvolvimento. Juntos, conseguimos aumentar o orçamento global, otimizar recursos humanos e modernizar as nossas infraestruturas. Hoje, e volvidos onze anos, celebramos os frutos dessa decisão estratégica que nos permitiu construir uma comunidade mais forte, mais coesa e mais unida.
Como Presidente desta União de Freguesias, reafirmo o nosso compromisso com três eixos fundamentais: a coesão social, a proximidade a todos que nos procuram e união entre nós.
A coesão reflete-se no cuidado que temos em atender às necessidades de cada bairro, de cada rua e de cada cidadão, sem deixar ninguém para trás. A proximidade está na nossa forma de agir: ouvir, dialogar e estar presentes, lado a lado com a nossa população. E a união, que simboliza a força de um povo que, mesmo com as suas diferenças, partilha valores e objetivos comuns.
Transversalmente, outros valores igualmente fundamentais nos sustentam; a cultura para todos como veículo de difusão de saber e aproximação entre a população, a educação com elevador social numa sociedade desigual e a população sénior cujo envelhecimento ativo e solidário são uma grande bandeira deste Executivo e claro o rigor nas contas, cada euro do orçamento é tratado com responsabilidade e transparência, para garantir que cada investimento beneficia diretamente a comunidade. Este rigor permitiu-nos avançar em projetos essenciais, como a renovação de espaços públicos, apoio às famílias e promoção da atividade cultural e desportiva.
Somos uma união que vive entre o rio e o mar, privilegiada pelas riquezas naturais e pela diversidade cultural que nos rodeia. Este é um território que inspira e conecta, e que nos lembra, diariamente, a importância de cuidar das nossas águas, das nossas paisagens e das pessoas que aqui habitam.
A nossa tradição mais importante e única em Portugal, o Cortejo de Traje de Papel que todos os anos anima as nossas ruas da Foz do Douro, é um motivo de orgulho e uma aposta crucial que leva o nome da União de Freguesias muito além das fronteiras da cidade e do país, que tem agora uma novo impulso com a candidatura ao Património Imaterial da Unesco.
Mas o futuro ainda reserva desafios. Juntos, queremos continuar a construir uma freguesia que promova oportunidades, cuide dos mais vulneráveis e respeite o nosso ambiente. Quero que cada um de vós saiba que estamos aqui, trabalhando com dedicação para um amanhã ainda mais promissor.
Com confiança no presente e esperança no futuro, convido-vos a caminharmos juntos nesta jornada de progresso. A união faz a força, e juntos, seremos sempre maiores e melhores.
Com amizade e determinação,
Ana Furtado