Parque da Cidade
Com uma superfície de 83 hectares que se estende até ao Oceano Atlântico, este é o maior parque urbano do país.
Inaugurado em 1993, o Parque da Cidade é um projeto do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, finalizado apenas em 2003. O parque é uma paisagem repleta de lagos, flora e fauna variada e revela-se sofisticadamente arquitetada.
A pedra é um elemento preponderante neste parque, o que cria um conceito rústico e campestre.
Atualmente acolhe o Sea Life Center, o Pavilhão da Água e o Queimódromo.
Núcleo Rural de Aldoar
Inserido no Parque da Cidade, o Núcleo Rural de Aldoar foi inaugurado em 2002 e é composto por quatro quintas.
Aqui é possível encontrar um picadeiro para o uso do Clube de Póneis, um Centro de Educação Ambiental, onde são realizadas atividades focadas na proteção do meio ambiente dirigidas ao público escolar em geral, e ainda um restaurante e um salão de chá com esplanada. Na quinta 66, encontram-se várias lojas de associações sem fins lucrativos que promovem e comercializam os seus produtos provenientes da agricultura biológica e da atividade artesanal.
Este espaço permite que todos os seus utilizadores usufruam de um pólo de atração num ambiente rural na cidade.
Jardim do Passeio Alegre
Este local foi construído nos finais do século XIX e foi ajardinado por Emíle David. Rodeado por uma alameda repleta de palmeiras, o jardim alberga um conjunto de elementos arquitetónicos de elevado valor, como é o exemplo de dois Obeliscos de Nasoni vindos da Quinta da Prelada, um chafariz em granito proveniente do antigo Convento de S. Francisco, e ainda um pequeno chalé romântico, de 1874. De destacar também o coreto, onde se realizam concertos filarmónicos e um minigolfe, que atrai miúdos e graúdos.