Farol-Capela de São Miguel-o-Anjo
Mandado edificar em 1527 por D. Miguel da Silva, este edifício de forma quadrangular é o primeiro puramente renascentista e um dos mais antigos da Europa. Este farol histórico, situado na Rua do Passeio Alegre, encontra-se atualmente fechado mas a sua área envolvente encontra-se aberta ao público que pode desfrutar de um belo passeio junto ao mar
Forte São João Batista
Este forte foi mandado edificar no final do século XVI com o objetivo de defender a costa e a entrada do rio Douro. Este compreende um conjunto monumental que inclui o forte quinhentista, a primeira igreja renascentista edificada em Portugal, o anexo ao palácio renascentista de Dom Miguel da Silva e ainda vestígios arqueológicos da ermida de São João Baptista, edificada à época do Condado Portucalense. Ao longo dos tempos, este foi alvo de modificações, nomeadamente a adição de baluartes modernos, no século XVII, e a construção de um portal de acesso ao forte, no século XVIII. Hoje, o forte é sede da Delegação Regional do Porto do Instituto de Defesa Nacional.
Forte São Francisco Xavier
Também conhecido como Castelo do Queijo por ter sido construído sobre uma rocha de granito arredondada, com formato semelhante ao de um queijo, este forte foi erguido no século XVII. Inicialmente edificado para a defesa costeira contra as incursões de piratas do Norte de África, o Forte de São Francisco Xavier também serviu de guarida às forças conservadoras de D. Miguel durante o Cerco do Porto, no decorrer das Guerras Liberais.
Miradouro-Pérgola
Construída por volta de 1930, com estilo neoclássico e ladeada por um pequeno jardim, a Pérgola da Foz possui uma balaustrada construída em cimento. Neste local romântico, situado à beira-mar, erguem-se colunas e traves que criam um jogo de figuras no chão através das suas sombras. Ideal para contemplar o pôr-do-sol, a Pérgola encontra-se numa zona abundante em restaurantes, cafés e esplanadas.