O ciclo “Foz Literária” é um conjunto de conferências, tertúlias e exposições que decorre no Forte de São João Batista da Foz do Douro sobre os autores da nossa literatura que “viveram” a Foz, na sua realidade ou através das suas obras. Assim, uma vez por mês, é apresentada uma conferência sobre um autor diferente, podendo ser acompanhada por exposições, saraus ou outras atividades e também por Roteiros Literários.
“Fazer Literatura” não é só escrever. Também é falar de onde se escreve, de quem escreve e dos lugares sobre os quais se escreve ou escreveu. Fazer Literatura também é, assim, fazer Geografia, ligando Autores e berços, palavras e paisagens, obras e espaços de criação e vida.
Muitos foram os Escritores que tiveram a Foz como motivo ou referência. Alguns houve, que tiveram a Foz como lugar de nascimento, vivência ou frequência.
Recuperar a sua memória e estabelecer a geografia dos lugares onde nasceram e viveram ou frequentaram, tem sido o propósito do projeto iniciado em Novembro de 2014 com a designação genérica de “FOZ LITERÁRIA”. Estabelecendo a “cartografia literária” da Foz, e inserindo-a, ao mesmo tempo, na geografia do Porto e do próprio País, a “FOZ LITERÁRIA” procura dizer, simplesmente, que as palavras escritas também têm endereço de partida – e cais de chegada.
José Valle de Figueiredo